Rondinha – Aulas presenciais serão retomadas no dia 10 de maio na rede municipal de ensino
Secretária Municipal de Educação e Cultura Rejane Zorzi Schio explica como será o retorno gradual das aulas presenciais.
Publicado em 03 de maio de 2021
Compartilhar
A- A A+
  1. Secretária Rejane, o que levou a SMEC decidir pela retomada das aulas presenciais no município?


Inicialmente, gostaria de destacar que desde o início da pandemia provocada pela Covid-19, o Governo Estadual passou a determinar por Decreto as condutas possíveis para o enfrentamento deste período excepcional em todas as áreas de sociedade gaúcha, inclusive na educação, desta forma restringindo amplamente a autonomia dos municípios.

Destaco também, que todas as decisões tomadas foram embasadas na legislação vigente e acompanhamento contínuo do cenário educacional, sendo retomadas e revisadas juntamente com as escolas sempre que se fez necessário.

Agora, após pouco mais de um ano de pandemia e de dias de indefinição, o Governo do Estado do RS anunciou na 4ª feira, dia 28, um Decreto autorizando a retomada das aulas presenciais para todos os níveis de ensino, do infantil ao superior em todo o território estadual.

Este Decreto determina que o retorno não é obrigatório, mas opcional às famílias que deverão autorizar ou não o retorno das crianças e dos estudantes às escolas. Como a presença não é obrigatória, quem optar por seguir em casa deverá dar sequência às atividades propostas pelas escolas por meio do ensino remoto.

Determina também que no retorno presencial, as escolas sigam as regras sanitárias, como o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel, ventilação dos ambientes, distanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes, uso de materiais individuais e vedação de atividades coletivas que envolvam aglomeração.


  1. Como está o planejamento do retorno presencial das aulas na rede municipal de ensino?


O retorno às aulas presenciais está planejado desde o início deste ano letivo seguindo todas as determinações dos Protocolos Sanitários e de Distanciamento Controlado, como também as orientações pedagógicas e sócio emocionais para acolhimento e reintegração da comunidade escolar, esperamos que desta vez possamos colocá-los em prática visando a segurança de todos os alunos e profissionais das escolas.

Com a permissão para o retorno presencial, a partir da próxima semana serão realizadas reuniões com os profissionais e com pais e responsáveis de alunos matriculados nas escolas municipais para explicar a organização para este retorno com cronograma a ser divulgado por cada escola.


  1. E Qual é a data prevista para o inicio das aulas presenciais?


Como salientamos por diversas vezes, o que temos planejado vale até o presente momento e é passível de mudanças. Sendo assim, o início das aulas presenciais está previsto para o dia 10/05 com retorno gradual em forma de revezamento organizado por cada escola.

Na EMEB Francisco Mariano Braga retornam às aulas presenciais, neste dia, os alunos de Anos Iniciais e na semana seguinte, estes permanecem com aulas remotas e retornam ao presencial as turmas dos Anos Finais e da Educação Infantil.

Já na EMEI Profª Eida retornam ao presencial a partir do dia 10/05, as turmas de Jardim, Pré A e Pré B e na semana seguinte, estas turmas permanecem em ensino remoto retornando às aulas presenciais as turmas de Berçário e Maternal.

A partir da terceira semana será avaliada a possibilidade de retorno com todos os alunos.

Portanto, solicitamos que os pais e responsáveis de alunos fiquem atentos às informações da escola de matrícula de seus filhos para melhor condução do processo de retorno, evitando assim confusões e mal entendidos.


  1. Que outras providenciais a SMEC está tomando sobre o assunto?


Além da organização de cada escola, precisamos ainda organizar o Transporte e a Alimentação Escolar considerando os protocolos específicos para estes serviços. Na próxima semana, estaremos reunindo os motoristas e a Nutricionista Larisse para as providências necessárias. Em breve estaremos divulgando orientações para os alunos usuários de transporte escolar.

A SMEC também está conduzindo, através das escolas municipais, uma Pesquisa com todas as famílias de alunos matriculados, consultando sobre o interesse em receber um kit de alimentos oriundos da merenda escolar, para posterior organização da distribuição dos mesmos aos interessados, respeitando todas as medidas recomendadas de prevenção à Covid-19.


  1. Qual a mensagem da SMEC para a comunidade escolar?


Nos colocamos à disposição da comunidade escolar para juntos enfrentarmos a diversas situações que a realidade nos apresenta ou venha a nos apresentar neste contexto delicado e adverso que a pandemia nos impõe. Novamente, pedimos a colaboração e a paciência de todos, seguiremos avaliando o andamento das ações e retomando caso precisar.

Agradecemos toda a compreensão e colaboração das escolas e das famílias que, neste período especial não mediram esforços para manter bem estreitos e próximos os laços afetivos e os vínculos para manutenção e desenvolvimento da aprendizagem de nossas crianças e estudantes.

Agradeço por esta oportunidade e pela atenção de todos. Que Deus ilumine e abençoe a todos nós. Até mais!





 








Fonte: Assessoria de Comunicação
Fotos
Comentários