Ronda Alta está entre os cem municípios com contas mais organizadas do Brasil
Resultados chamaram atenção do técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional
Publicado em 02 de dezembro de 2020
Compartilhar
A- A A+

Técnicos do Tesouro Nacional que prepararam o primeiro Ranking Qualidade da Informação Contábil e Fiscal para todos os municípios brasileiros encontraram um resultado curioso: dos cem mais bem colocados,51 são gaúchos, ou seja, mais do que a metade.

O vencedor da primeira edição, no entanto, foi Águas Frias (SC), com 247,7 pontos. O segundo foi Santana da Boa Vista (RS), com 246,8 pontos. Dez municípios empataram na terceira colocação (veja o ranking clicando aqui). 

Conforme Renato Pucci, coordenador-geral de normas de contabilidade aplicadas à Federação da SNT, a ideia de fazer um ranking surgiu ainda em meados de 2017. A ideia, explica, era estimular a qualidade das informações do serviço público. 

– O objetivo principal é conscientizar e fazer com que os entes da federação busquem melhorias. O fato de produzir um ranking promove competitividade entre eles, mas o real objetivo é fazer com que as informações sejam aprimoradas. Como consequência, teremos uma consolidação das contas públicas de melhor qualidade. E, por fim, facilitar que as informações possam ser usadas por todos permite maior controle social – disse Pucci à coluna.

A coluna usou a palavra "curioso" para se referir à concentração de municípios gaúchos entre os que melhor organizam suas contas porque isso não foi uma surpresa na STN. Pucci explica que, desde 2014, quando começou a funcionar o Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro), o histórico dos municípios gaúchos é positivo:
– Quando a gente abria o sistema para receber informações, em 2 de janeiro, no dia 3 já havia muitos municípios gaúchos enviando, mesmo que o prazo fosse até abril. Percebemos que já havia uma cultura estabelecida no Estado e, quando procuramos saber mais, percebemos que havia uma forte atuação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesse sentido . 


Os 25 primeiros colocados:
1. Águas Frias (SC)
2.Santana da Boa Vista (RS)
3. Guabiruba (SC)
3. São Sepé (RS)
3. Bozano (RS)
3. Júlio de Castilhos (RS)
3. Dom Pedro de Alcântara (RS)
3. Ronda Alta (RS)
3. Nova Petrópolis (RS)
3. Entre-Ijuís (RS)
3. Lagoa dos Três Cantos (RS)
3. São Domingos (PB)
13. Senador Amaral (MG)
13. Senador Salgado Filho (RS)
15. Selbach (RS)
15. Santa Cruz do Sul (RS)
15. Santa Vitória do Palmar (RS)
18. Conceição do Lago-Açu (MA)
19. Mamborê (PR)
19. Guaporé (RS)
21. São João do Jaguaribe (CE)
21. Hulha Negra (RS)
23. Belo Horizonte (MG)
24. Eldorado do Sul (RS)
24. Passira (PE)



Fonte: Gaúcha ZH
Fotos
Comentários